Uma Introdução ao Seguro de Carga e o Porquê Você Precisa Dele
O transporte marítimo geralmente gera uma grande proporção dos custos gerais do negócio. É compreensível que a despesa extra com seguro de carga possa parecer um acréscimo caro que raramente oferece retornos.
No entanto, havendo perda, dano ou mesmo atraso da carga, pode afetar a capacidade da operação de uma empresa. Além disso, esses incidentes ocorrem no transporte internacional com mais frequência do que você pode imaginar.
Em última análise, a decisão de segurar ou não sua carga é sua. Sempre sugerimos fazer, pois um dia quando precisar, ele pode salvar o seu negócio.
O que é Seguro de Carga?
O seguro de carga internacional não é diferente do seguro que você pode contratar para sua casa, seu carro ou a sua empresa. No entanto, pode ser um pouco mais difícil de compreender. Felizmente, você não precisa se tornar um especialista para se beneficiar de um produto de seguro para seus embarques internacionais.
Algum conhecimento básico o ajudará a determinar suas necessidades e discuti-las com o agente de carga ao providenciar o envio de suas mercadorias.
O seguro de carga cobrirá o custo das mercadorias danificadas, caso ocorram eventos imprevistos durante o transporte aéreo ou marítimo. Da mesma forma, irá protegê-lo contra danos financeiros decorrentes do roubo ou perda de carga em trânsito.
A Responsabilidade da Transportadora é Limitada ... e Raramente Suficiente.
É um erro comum confundir seguro de carga com seguro de responsabilidade fornecido por transportadoras e agentes de carga. Eles não são os mesmos. A responsabilidade típica da transportadora é limitada e a cobertura contém muitas exclusões.
Se o valor da sua remessa exceder o nível de cobertura de responsabilidade da transportadora é sensato contratar um seguro de carga dedicado.
Isso fornecerá um nível de proteção mais abrangente e permitirá que você recupere o valor total das mercadorias perdidas, danificadas ou roubadas. Você pode até mesmo ser capaz de garantir outras despesas, como aquelas decorrentes de embarques atrasados.
Quando Você Precisa de Seguro de Carga?
De maneira geral você só precisará considerar o seguro de carga, se for a parte responsável pelo incoterm acordado para sua venda ou compra.
Cada incoterm usado em vendas globais especifica que o comprador ou o vendedor será responsável pelo risco de envio.
Alguns incoterms transferem o risco do vendedor para o comprador em pontos específicos do transporte. Seja qual for o termo aplicável, você deve saber quando a responsabilidade recai sobre seu negócio e fazer suas escolhas de seguro de carga de acordo.
Como um exemplo de porque é importante, considere este cenário:
Você é um exportador e está despachando mercadorias para seu cliente no exterior, sob um incoterm que impõe a você a responsabilidade durante o transporte. Seu cliente ainda não pagou pela compra. Seu container cai do navio, direto no mar.
Agora que suas mercadorias se foram, seu comprador certamente não vai pagar você e pode não querer pedir um novo embarque para substituir o que foi perdido. Sua transportadora somente o reembolsará de acordo com suas obrigações legais de responsabilidade e somente se aceitar a responsabilidade pela perda do contêiner. Na melhor das hipóteses, você receberá centavos por dólar pelo estoque que perdeu.
Tipos de Seguro de Carga
Ao discutir os tipos de seguro mais comuns, vamos nos concentrar no seguro de carga marítima que geralmente cobre também o frete aéreo. Observe que também é possível comprar cobertura de seguro especializado para frete aéreo.
O seguro de carga marítima está disponível com vários níveis de cobertura. Você precisará decidir que tipo de seguro é mais apropriado para o seu negócio, bens e gravidade do risco envolvido no transporte. Novamente, será uma decisão mais fácil de tomar se você souber um pouco sobre cada opção.
A primeira decisão será adquirir cobertura única ou aberta.
Cobertura única: ste tipo de seguro é adquirido por embarque. Ele cobre apenas um único embarque e geralmente é a melhor escolha para empresas que fazem embarques internacionais, pouco frequentes. No entanto, se sua empresa envia embarques com frequência, pode não ser econômico fazer planos de seguro para cada embarque.
Cobertura aberta: Este é um produto de seguro de carga que cobre seus embarques por um período específico, normalmente um ano. Você pode cobrir todos os movimentos de suas mercadorias com a mesma apólice, tornando-a uma maneira mais eficiente de gerenciar riscos, se você enviar produtos com frequência.
Tendo determinado se você fará apólices de seguro para cobertura única ou aberta, você precisará considerar o nível de cobertura de que necessita. Um guia completo de apólices exigiria um artigo muito mais longo do que este, então nos concentraremos nos tipos mais comuns de cobertura de seguro de carga.
Cobertura de todos os riscos: Aplicável a seguros de carga aérea e marítima, a cobertura de todos os riscos, como o próprio nome sugere, oferece proteção financeira no caso da maioria dos eventos que levem a danos ou perdas da carga. Você deve poder adquirir uma cobertura contra todos os riscos para a maioria dos tipos de produtos, desde que sejam novos e não sejam inerentemente vulneráveis a quebras, deterioração ou perda.
No entanto, mesmo o seguro contra todos os riscos está normalmente sujeito a algumas exclusões, tais como:
- Negligência por parte do importador / exportador;
- Rejeições ou atrasos alfandegários;
- Perda ou dano decorrente de guerra, greves, desordens ou agitações civis (WSRCC);
- Danos ou perdas como resultado de catástrofes naturais e terremotos, por exemplo;
- Falha do cliente em pagar, ou do vendedor, em cobrar o pagamento.
Cobertura de Perigos Nomeados: Em contraste com o seguro contra todos os riscos, a cobertura de perigos nomeados é limitada aos riscos que são declarados explicitamente na apólice. Portanto esse tipo de seguro é menos abrangente. Seu principal benefício é que você pode providenciar cobertura para perigos não incluídos no seguro contra todos os riscos.
Os perigos identificados podem incluir:
- Roubo de carga;
- Catástrofes naturais;
- Mau tempo;
- Colisões no mar ou naufrágio de um navio;
- Não entrega da carga;
Média Geral e sua Significância: Se você normalmente embarca por meio de frete marítimo, o princípio da média geral no transporte marítimo é uma questão a ser mantida em mente. Por mais contraintuitivo que possa parecer, você deve considerar cobri-lo como parte de sua estratégia de seguro de carga.
O princípio estipula que se alguma carga for perdida, lançada, destruída ou danificada, devido a um problema no mar, os proprietários de toda a carga a bordo devem compartilhar os custos de recuperação das perdas. Portanto, mesmo que suas mercadorias sobrevivam ao incidente, você é responsável por contribuir para indenizar aqueles cuja carga foi perdida.
Por que pedir Cobertura de Seguro de Média Geral?
Como você pode imaginar, a aplicação da média geral pode gerar passivos de centenas de milhares de dólares. Além disso, a transportadora tem o direito de manter a custódia de sua carga até receber sua parte no pagamento. Se você não pagar, a transportadora pode legalmente assumir a propriedade de sua carga.
É totalmente possível adquirir seguro contra a média geral, mas a cobertura não está incluída como padrão nas apólices de seguro de carga. Portanto, você precisará solicitar a capa como uma inclusão adicional.
O custo deste seguro não é excepcionalmente alto. Além disso, vale a pena comprar quando você considera que um passivo médio geral pode equivaler a uma soma muito maior do que o valor de sua carga.
Seguro de Carga: Um Custo que Vale a Pena Carregar?
Exceto quando você tiver a obrigação contratual de segurar, você é livre para aceitar os riscos do transporte e a escassa cobertura oferecida pelas transportadoras, ou para proteger seus interesses com seguro de carga.
Na B2B Freight, recomendamos que você faça um nível de cobertura de seguro adequado às suas circunstâncias. Afinal, o roubo de carga não é incomum em todo o mundo e incidentes no mar ou em voo ocorrem e quando acontecem podem resultar em perdas financeiras substanciais.
Mesmo que a sua empresa não seja a proprietária do risco em uma transação de venda internacional, lembre-se de que a parte responsável pode não comprar o seguro ou pode fazer um seguro insuficiente das mercadorias. Pedir cobertura adicional, mesmo como uma contingência, pode fazer sentido para os negócios.
A B2B Freight é uma plataforma online de frete de carga que ajuda a embarcar mercadorias em todo o mundo. Teremos o maior prazer em aconselhá-lo sobre os tipos e níveis adequados de seguro para os seus embarques. Para obter respostas às suas perguntas, entre em contato conosco por telefone, e-mail ou através do nosso chat de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.